COMBATE AO TERRORISMO: GOVERNO EM PROCESSO DE AQUISIÇÃO DE EQUIPAMENTO

O Ministro da Defesa Nacional, Cristóvão Chume, garantiu que, na área militar, as forças destacadas no combate ao terrorismo continuam a conduzir operações ofensivas, com vista a deter e neutralizar todas as células terroristas. O objetivo é reforçar a segurança e estabilidade em todas as comunidades do país, em particular, nas zonas afectadas.

Cristóvão Chume fez esta revelação durante a sessão plenária, no âmbito das respostas às questões formuladas pelas bancadas parlamentares, na quarta-feira, 10 de Dezembro.

Explicou que o Governo está a mobilizar e alocar os recursos essenciais de acordo com as capacidades reais do país para fazer face aos desafios enfrentados pelas Forças de Defesa e Segurança (FDS), em particular das Forças Armadas de Defesa de Moçambique (FADM), no Teatro Operacional Norte.

Em outro aspecto, Chume afirmou que o Governo tem traçado estratégias de combate ao terrorismo, reforçando a logística militar com a aquisição de equipamento diverso e assistindo às Forças de Defesa e Segurança com formação especializada, o que tem resultado em ganhos significativos no Teatro de Operações.

Cristóvão Chume disse ainda que, no presente ano, o Conselho de Ministros promulgou a Estratégia Nacional de Prevenção e Combate ao Terrorismo e Extremismo Violento, como parte da estratégia do Governo para combater o terrorismo.