INATRO AUMENTA CAPACIDADE DE PRODUÇÃO DE CARTAS DE CONDUÇÃO PARA ATENDER À DEMANDA ACUMULADA
O Instituto Nacional dos Transportes Rodoviários (INATRO) anunciou, na terça-feira (27), o aumento da produção de cartas de condução, com a introdução de uma segunda máquina de impressão, passando de 750 para 1.500 unidades por dia. Ademais, o instituto estenderá o seu funcionamento aos fins de semana, até 10 de março de 2026, para reduzir o acúmulo de 35 mil pedidos pendentes.
“Com estas acções, estão criadas as condições para normalizar o processo de produção e impressão das cartas de condução, assegurando que o prazo de entrega não ultrapasse os três meses após a emissão da carta provisória, em conformidade com os padrões estabelecidos”, refere a nota oficial.
O comunicado declara, ainda, que a implementação dessas medidas terá um impacto positivo na melhoria global dos serviços prestados pelo INATRO, nomeadamente na marcação e realização de exames teóricos e práticos de condução, no registo e emissão de livretes de veículos automóveis e reboques, entre outros serviços.
O INATRO reforçou também a importância do “feedback” dos utentes, convidando-os a encaminhar sugestões e reclamações através das plataformas oficiais e das delegações provinciais, como forma de aprimorar os serviços prestados.
“O INATRO reafirma o seu compromisso com a melhoria contínua da qualidade dos serviços, apelando aos utentes para a canalização das suas reclamações e sugestões através das plataformas oficiais e das delegações provinciais, instrumentos fundamentais para o aprimoramento da atuação institucional”, frisa o Instituto.
Essas medidas são vistas como um passo importante para resolver o problema das longas esperas pela emissão das cartas de condução, que têm sido uma preocupação crescente entre os cidadãos. O INATRO espera que, com as novas acções, a percepção pública sobre a qualidade dos seus serviços melhore significativamente.
