MOÇAMBIQUE AVANÇA NA FORTIFICAÇÃO DE ALIMENTOS PARA REDUZIR DEFICIÊNCIAS NUTRICIONAIS
A Secretária de Estado da Indústria, Custódia Paunde, destacou, esta terça-feira (16), durante a Reunião Anual de Balanço do Programa Nacional de Fortificação de Alimentos, os avanços registados em 2025 no combate à desnutrição no país.
Desde 2016, o programa tem promovido a fortificação de alimentos como farinha, óleo, açúcar e sal iodado, com o objectivo de reduzir as deficiências de micronutrientes na população.
A dirigente afirmou que, neste ano, o programa ampliou a sua cobertura, beneficiando 214 indústrias e expandindo a fortificação a 23 novas moageiras e 20 salineiras. Além disso, cerca de 3.500 profissionais foram capacitados em boas práticas de fortificação e criação de um ambiente favorável ao negócio.
“A produção de alimentos fortificados constitui a espinha dorsal do Programa de Fortificação de Alimentos e, ao longo do ano de 2025, foram alcançados marcos significativos na produção e distribuição de alimentos enriquecidos com micronutrientes essenciais, nomeadamente farinhas de milho e de trigo, açúcar, óleo alimentar e sal iodado”, referiu.
A Secretária de Estado agradeceu o apoio dos parceiros internacionais, como a UNICEF e a FFI, bem como das organizações da sociedade civil, ressaltando que a colaboração tem sido crucial para o sucesso do programa.
O Governo reafirmou o seu compromisso com a Estratégia Nacional de Fortificação de Alimentos para o período 2023-2027, alinhada ao Programa Quinquenal do Governo. “O objectivo é garantir que mais alimentos fortificados cheguem à população e contribuir para a redução da desnutrição crónica, principalmente em crianças menores de cinco anos”, concluiu Paunde.
