CERCA DE 119 MULHERES FORAM ASSASSINADAS EM 2024

Cerca de 119 mulheres perderam a vida em 2024, vítimas de violência doméstica em todo o país, segundo os dados apresentados pelo Observtório das Mulheres, esta segunda-feira, 15 de Dezembro, em Maputo, durante o Lançamento Oficial do Barómetro 2025, visando apresentar os principais resultados do Estado das mulheres 2025.

O nível da violência física grave que termina em morte de mulheres, as mulheres adultas tem um maior índice de assassinato. No entanto, na violação sexual, 89,7 por cento são crianças, e nesse mesmo número 90 por cento são crianças de sexo feminino e 10 porcento são meninos.

Em representação do Observatório das Mulheres, Quitéria Guirengane, destacou que a presente edição é dedicada exatamente às 119 mulheres vítimas de violência doméstica.

“Nós dizemos que dedicamos esta edição para às 119 mulheres cujas vidas foram brutalmente ceifadas em 2024. É preciso referir que, quando falamos destas mulheres, estamos a falar das vítimas de violência física grave que terminou em morte”. Explicou., acrescentando que estes dados demonstram uma subida em relação ao 2023, que eram 98 casos notificados pela polícia.

Segundo Guirengane, não se trata de um simples número de mulheres que morreram, trata-se de mulheres que foram assassinadas, aquelas cuja a violência física grave terminou em morte, que está nas estatísticas oficiais; trata-se de vítimas de silêncio e de uma violência física grave.

Ao nível dos dados da procuradoria, Guirenga destacou que também houve uma subida significativa dos números. Os dados são diferentes, mas de casos de violência física grave com homicídio e morte.